Caminho para a Excelência Gerencial e Operacional na Indústria
Por Paulo Gustavo em 13 de março de 2018
Os sistemas de automação e controle crescem rapidamente com uma enorme complexidade. Um ambiente industrial constituído por várias aplicações e sistemas produz uma enorme quantidade de dados os quais devem ser explorados a fim de extrair-se informações para subsidiar as decisões.
Nunca a velocidade da tomada de decisão bem como o tempo de resposta tornou-se um fator decisivo para a gestão de uma planta industrial, onde o nível gerencial (business) consegue visualizar os dados de produção e processo da planta quase em tempo real, em qualquer parte do mundo, bem como realizar a melhor tomada de decisão de negócio baseado nas condição atuais da planta.
No lado oposto, o nível do chão de fábrica recebe as metas de produção oriundas da camada gerencial bem como tem pleno controle e visualização dos processos de produção e das restrições de operação da planta.
Nesse contexto, observa-se que para ter uma gestão eficiente do negócio requer-se inputs atualizados das restrições de operação da planta (chão de fábrica). E para controlar as operações eficientemente requer-se inputs atualizados da camada de negócios para saber quando aumentar ou diminuir a produção, por exemplo.
A questão a ser levantada é: como obter esse nível de integração em um ambiente tão complexo? Como unificar ativos, processos, tecnologias e pessoas tendo uma visão única de toda a cadeia de valor do negócio? Tudo isso é possível utilizando-se extensivamente das soluções de TI, Automação e Telecomunicação (componente tecnológico) visando-se operar em conformidade aos altos padrões de saúde, segurança e meio ambiente.
Nesse sentido, para atender essa demanda pelos mais altos níveis de qualidade, precisão e acurácia, faz-se necessário soluções tecnológicas (Gerenciamento de Serviços de TI – ITSM) que forneçam informações confiáveis para garantir as melhores decisões operacionais para o processo de negócio.
Portanto, um caminho imperativo para o alcance da excelência gerêncial e operacional passa pelo alto nível de integração, comunicação e colaboração de todos os sistemas de controle de processo, automação e segurança sob uma arquitetura unificada e integrada. Dessa forma, é possível obter vantagem competitiva sustentável perante a concorrência e prover produtos ou serviços com alto nível de valor agregado para todos os stakeholders do negócio.
Anderson Maia de Lima Carvalho
MES System Engineer (Engenheiro de Computação – UEMA)
Honeywell do Brasil LTDA
QUASAR Project Alcoa Honeywell Alliance