Workshop CREA-MA/UEMA estimulam parcerias

O Cotvnnselho Regional de Engenharia e Agronomia e a Universidade Estadual do Maranhão prosseguem estimulando parcerias para formação profissional e incentivo à criatividade dos estudantes do Curso de Engenharia da Computação, a partir da conjunção escola e empresa. A próxima associação reunirá a UEMA e a operadora de TV a cabo TVN.

Os detalhes para assinatura de acordo a ser firmado entre a operadora e uma fundação filiada à Universidade foram discutidos esta semana por representantes da UEMA, do CREA-MA e da TVN. Pelo documento, alunos do curso trabalharão no desenvolvimento de software e farão treinamento em Rede óptica. O encontro foi coordenado pelo administrador da operadora, José Augusto Diniz Neto. Participaram Wesley Assis (assessor técnico do CREA-MA), os professores Rogério Moreira Lima e Henrique Mariano (UEMA).

Desdobramento

O ponto de partidadeste entendimento foi o WorkshopConvergências das Tecnologias de Telecomunicações e Automação com Tecnologia da Informação, organizado pelo CREA-MA e pela UEMA. Nele, os professores Rogério Moreira Lima (diretor do curso) e Henrique Mariano (coordenador do Programa de Pós-Graduação e Sistemas) apresentaram as potencialidades do Curso de Engenharia da Computação da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e seu contexto diferenciado.

Outro objetivo foi despertar o interesse da iniciativa privada pela absorção dessa mão de obra especial na pesquisa para aprimorar o desenvolvimento de suas políticas científicas, tecnológicas e inovadoras para fins de informação. A abordagem feita na Vale teve grande receptividade. Também estão encaminhadas tratativas para parcerias com a Anatel e Penha Construção.

Marco

Os professores revelam que essa associação só está sendo possível com a sanção da Lei do Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) pela presidente da República, neste janeiro. Segundo Rogério Lima a lei permite que integrantes da comunidade universitária desse segmento tecnológico professores e alunos se dediquem, em tempo integral, à pesquisas no âmbito das empresas, contribuindo para o avanço científico.

No caso particular da TVN os envolvidos um professor e dois alunos desenvolverão atividades na empresa, constituídas por curso específico na área de Ciência, Tecnologia e Inovação e projeto de pesquisa. O acordo da TVN com a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (FAPEAD) conveniada com a UEMA, deverá ser assinado nos próximos dias e terá vigência de um ano.

Henrique Mariano diz que a nova lei possibilita aproximar sociedade, empresas e universidade no desenvolvimento de tecnologias. Augusto Diniz Neto crê que a parceria proporcionará aos alunos do Curso de Engenharia da Computação uma experiência prática. Eles desenvolverão algumas ferramentas de monitoramento e treinamento e oferecerão conhecimento científico aos integrantes de nossa equipe, com fim de qualificação.