UEMA reúne com a Vale e discute parceria

Representantes da UEMA e da Vale reunidos no CCT

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) recebeu, na manhã de sexta-feira (20), no prédio do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), a equipe técnica da Empresa Vale, para discutir a ampliação da parceria, dessa vez, por meio do Curso de Engenharia da Computação.

Durante a visita, que aconteceu nos laboratórios de Telecomunicação, Automação e Tecnologia da Informação, estiveram presentes o assessor da Reitoria, professor Antonio Pereira, representando o reitor Gustavo Costa; a gerente de Relações Institucionais da Vale, Vanessa Tavares; o diretor do Curso de Engenharia da Computação, Rogério Moreira Lima; professores e técnicos da UEMA e da Vale.

De acordo com o professor Pereira, todas as parcerias com as empresas são bem-vindas para as universidades, elas ???????????????????????????????precisam estar bem integradas com essas instituições. “A Vale, ao vê esta possibilidade dos nossos laboratórios – o que não é mais uma questão de intenção e, sim, uma realidade –, está começando a dizer que a UEMA tem o que necessita e, hoje, a visita é na área de computação, TI e outros, para ver em que podemos atendê-la”, disse. E explicou: “O que a UEMA está fazendo é extensão, com possibilidade de pesquisa para a comunidade acadêmica”.

Segundo Vanessa, a visita da equipe da Vale aos laboratórios do Curso de Engenharia da Computação da UEMA, visa identificar as necessidades da empresa com o que há de conhecimento e de projetos na universidade. “Este primeiro momento é de troca de informações para que encontremos o melhor caminho que possibilite enxergar o que há de melhor nas duas instituições. Nossa intenção é firmar novas parcerias, para que os dois lados ganhem com conhecimentos tecnológicos”, esclarece.

O professor Moreira Lima ressalta que a parceria entre a UEMA e a Vale objetiva, também, fortalecer o conhecimento dos estudantes e o seu alinhamento para o mercado de trabalho, no que se refere à pesquisa aplicada e à extensão tecnológica. “A Vale pode agregar mais conhecimento e contribuir com a universidade, montando na instituição, um Laboratório de Automação, e nós podemos apoiá-los com projetos em tecnologias da informação e comunicação (TIC), tendo em vista que a UEMA dispõe de um quadro exclusivo e altamente experiente de profissionais, oriundo de diversas empresas parceiras”, declara.

Texto e Fotos: Alcindo Barros