Secti e Uema firmam parceria para a criação de mestrado em Engenharia Aeroespacial

O Governo do Maranhão, puema-secti-mestradoor meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), assinou termo de cooperação com a Universidade Estadual do Maranhão (Uema). O objetivo é apoiar a implantação do mestrado em Engenharia Aeroespacial auxiliando o programa de pós-graduação que a Uema desenvolve e contribuir para a formação de recursos humanos nesse setor no Maranhão.
De acordo com o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Jhonatan Almada, essa iniciativa é um importante fator para o processo de desenvolvimento do estado. “A intenção é cumprir o eixo estratégico de potencialização do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), que está previsto no plano de metas, formando pessoas que possam desenvolver e trabalhar no setor aeroespacial, fazendo com que o CLA tenha impacto na economia do Maranhão”, disse o secretário.
“Esse convênio irá fortalecer o mestrado e formar pessoal qualificado em recursos humanos para iniciar outro ciclo de relacionamento e inserção do CLA, possibilitando assim a internalização de recursos”, acrescentou Almada.
Para o vice-reitor da Uema, Walter Canales, essa oportunidade é um sonho antigo que está se concretizando. “A assinatura desse convênio é importante, pois visa à implantação de uma turma especial voltada para o aeroespacial, para que se possa avançar nesse campo, atuando de maneira efetiva na base de lançamento de Alcântara. É um ponto de partida para que tenhamos essa formação do pessoal concretizada no nosso estado”, enfatizou Canales.
Em breve será aberto o edital de seleção pública para a turma do mestrado em Engenharia Aeroespacial. Ao todo, os investimentos são de mais de R$ 1,5 milhão que será aplicado em bolsas de estudos, equipamentos e auxílios ofertados por meio de parceria entre Governo do Estado, Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão (Fapema).
Centro de Lançamento de Alcântara
O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) é a denominação utilizada para a segunda base de lançamento de foguetes da Força Aérea Brasileira. O local sedia os testes do Veículo Lançador de Satélites (VLS) e, futuramente, vai realizar missões de lançamento de satélites. Devido à proximidade com a Linha do Equador, o consumo de combustível para o lançamento de satélites é menor em comparação com bases em latitudes maiores. No âmbito do mercado das missões espaciais internacionais, o Centro de Lançamento de Alcântara se tornará, provavelmente, o único concorrente do Centro Espacial de Kourou, na Guiana Francesa. A proximidade da Linha do Equador auxilia também no impulso dos lançadores e assim favorece a economia do propelente utilizado nos foguetes sendo estimada uma economia em até 30% de combustível.
O Centro permite lançamentos em todos os tipos de órbitas e a segurança das áreas de impacto do mar. As condições climáticas da região também propiciam o lançamento de foguetes em praticamente todos os meses do ano.