Pesquisador alemão fala sobre novas tecnologias para alunos da UEMA

IMG_7355

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio do Programa de Pós-Graduação em Engenharia da Computação e Sistemas (PECS) promoveu, na tarde de ontem (26), no auditório do Curso de Ciências Biológicas – Campus Paulo VI, uma importante palestra sobre o tema “Introdução a Integração de Mídias Sociais com o Sistema de Gestão de Relacionamento com o Clientes”, ministrada por Olaf Reinhold, pesquisador da Universidade de Leipzig na Alemanha.

O objetivo da palestra, segundo Olaf, foi reforçar a parceria Brasil-Alemanha, através de pesquisas de novas tecnologias para serem aplicadas pelas empresas, bem como divulgar o projeto Social CRM, despertando nos alunos, a oportunidade de usarem essa nova concepção tecnológica, como uma importante fonte de pesquisa.

Já o coordenador do PECS, Henrique Mariano, explica que Olaf veio ao Maranhão para apresentar esta linha de pesquisa e analisar os passos para viabilizar um Acordo de Cooperação entre a Leipzig e a UEMA. “As vantagens que nossa universidade terá com esta parceria é, em primeiro lugar, a internacionalização, seguida de novas tecnologias que transformarão nossos alunos em profissionais capacitados a desenvolver produtos que o mercado exige atualmente”, disse Mariano.

O Social CRM visa a integração das redes sociais com o sistema de gerenciamento de relacionamento de clientes das empresas. Este conceito inclui estratégias, processos e tecnologias que unem as mídias sociais com os processos tradicionais de CRM, que é um campo de pesquisa transdisciplinar, que abrange as áreas de administração, marketing, linguística, comunicação, análises de dados e ciência da computação.

Texto: Alcindo Barros

Foto: Rafael Carvalho