Áreas de Concentração
Quanto às áreas de concentração ou habilitações, já se tinha um perfil preliminar, quando se optou por dar suporte à Engenharia Mecânica: automação e controle industrial – área que requer conhecimentos tecnológicos em Física e controle de sistemas, arquitetura de computadores, sistemas de tempo real, redes de computadores e telecomunicações, sistemas distribuídos, engenharia de software, confiabilidade de sistemas e robótica.
Essa multidisciplinaridade nos permite agrupar tais áreas em um conjunto de habilitações baseado numa estrutura de conhecimentos (habilidades e competências) que já está, em parte, disponível no CCT da UEMA, através de seus cursos de Engenharia Civil, Arquitetura e Engenharia Mecânica.
As três áreas de concentração que serão oferecidas no curso de Engenharia de Computação da UEMA serão:
- Engenharia de Software e Tecnologia da Informação;
- Automação e Controle;
- Telemática e Telecomunicações.
Dessa forma, o Curso de Engenharia de Computação com suas áreas de concentração requer um esforço multidisciplinar de integração departamental, que com certeza, exigirá um trabalho de reestruturação dos diversos órgãos envolvidos, de forma que eles possam absorver e aplicar novas tecnologias de transferência de conhecimento e de avaliação de desempenho, ainda não implementadas nos cursos presenciais da UEMA tal como Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA).
As áreas de concentração serão ofertadas aos alunos a partir do 8º período quando serão disponibilizadas disciplinas eletivas para cada área, em cooperação com o Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Computação e Sistemas, com base na disponibilidade docente e na demanda discente. O processo de escolha da disciplinas eletivas pelos alunos decide a área de concentração onde fará as demais disciplinas eletivas nos períodos subsequentes. No processo de integração com a pós-graduação, será possível escolher as disciplinas eletivas dentre as disciplinas do Programa de Mestrado Profissional em Engenharia de Computação e Sistemas.