Governo celebra Termo de Cooperação Técnica com Fapema e Uema

dfzaasdad

Governo celebra Termo de Cooperação Técnica com Fapema e Uema

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), celebrou na tarde desta terça-feira (11), um Termo de Cooperação Técnica com a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) e Universidade Estadual do Maranhão (Uema). Com o mecanismo, se abre uma turma para a implantação do mestrado em Engenharia Aeroespacial, em parceria com Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), que auxilia o programa de pós-graduação que a Uema desenvolve, além de contribuir para a formação de recursos humanos nesse setor no Maranhão.

De acordo com o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Jhonatan Almada, o termo abre um novo leque de oportunidades para quem deseja dar continuidade a vida acadêmica.

“O mestrado em Engenharia Aeroespacial pode mudar a história, o destino deste estado e de sua gente porque é uma oportunidade de inclusão acadêmica e social para muitos”, comentou o secretário.

Segundo o presidente da Fapema, Alex Oliveira, uma nova perspectiva se abre para esse campo no Maranhão. “Serão concedidas bolsas de mestrado para todos os alunos custeadas pela Fapema, os professores visitantes oriundos do ITA que virão ministrar a formação para os alunos maranhenses também receberão a bolsa. Além de financiar quatro projetos de pesquisa que serão beneficiados com R$ 25 mil, visando o desenvolvimento de pesquisas nesta linha”, explicou.

“É um grande passo para o nosso Estado, que tem uma importância estratégica na área do Aeroespacial Brasileiro por ter a localização que tem. Já temos um centro de lançamento em Alcântara que precisa deste dinamismo para que assim possa gerar retorno para o Maranhão”, acrescentou.

O pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da Uema, Marcelo Cheche, destacou a relevância desta ação. “Essa iniciativa fortalece o mestrado em Engenharia da Computação e Sistemas, em uma linha de pesquisas no setor do aeroespacial. É muito importante perceber que a Secti e a Fapema, em parceria com a Uema, têm essa preocupação em estabelecer pontos localizados para que possam atuar exatamente em relação às nossas demandas”, destacou.

Para o vice-reitor da Uema, Walter Canales, o acordo é uma troca de experiências fundamental para o crescimento da área. “O termo de cooperação é essencial para viabilizar o acordo que temos com o ITA, para que os professores possam vir ao Maranhão ministrar aulas dentro do nosso mestrado de Computação com uma linha de pesquisa em Engenharia Aeroespacial”, relatou.

Para mais informações clique aqui.