Projetos
HERMES: Um Sistema Autônomo no Auxílio à Formação Otimizada de Grupos em Ambientes de Aprendizagem Colaborativa Apoiada por Computador
É cada vez mais frequente, em todos os níveis educacionais, experiências que tendem a apresentar e organizar as atividades de ensino e aprendizagem, e também as atividades de avaliação, como atividades e tarefas de grupos, combinando o melhor dos percursos individuais com momentos de aprendizagem colaborativa intensa. Uma equipe, trabalhando em sinergia, atinge resultados melhores do que uma pessoa trabalhando individualmente. Para lidar com a grande quantidade de informação e a multiplicidade de domínios, as pessoas se tornam cada vez mais especializadas, com habilidades e conhecimentos distintos. Resolver um problema complexo muitas vezes requer uma combinação de habilidades que só é obtida em grupo, pois o grupo apresenta mais habilidades do que uma única pessoa. A colaboração é uma atividade coordenada e síncrona, resultado de uma tentativa contínua de construir e manter um entendimento compartilhado de um problema. A formação de grupo é o primeiro passo para projetar estratégias de aprendizagem colaborativa. Formar grupos de aprendizagem colaborativa sem critérios gera problemas como a participação desproporcional de indivíduos, desmotivação e resistência ao trabalho de grupo. Portanto, a partir dos contextos supracitados, esta pesquisa apresenta o HERMES, um sistema autônomo de apoio à formação otimizada de grupos em ambientes de aprendizagem colaborativa apoiada por computador. A pesquisa articula saberes da Psicologia Positiva, Educação e Computação. O sistema é desenvolvido em parceria com o Laboratório de Tecnologias Educacionais (LTE), do Curso de Engenharia da Computação, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e com o Laboratório de Aprendizagem Computacional, Métodos de Otimização e Robótica (LACMOR), do Departamento de Informática (DEINF), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O HERMES é concebido à luz da metodologia Prometheus, do framework JaCaMo, de Algoritmos Genéticos e Mineração de Dados. A partir dos achados, através das validações de instâncias do sistema, tem-se demonstrado a eficácia da ferramenta em direção à otimização de formação de grupos de alto desempenho para contextos de aprendizagem colaborativa.
HERMES: Um Sistema Autônomo no Auxílio à Formação Otimizada de Grupos em Ambientes de Aprendizagem Colaborativa Apoiada por Computador
É cada vez mais frequente, em todos os níveis educacionais, experiências que tendem a apresentar e organizar as atividades de ensino e aprendizagem, e também as atividades de avaliação, como atividades e tarefas de grupos, combinando o melhor dos percursos individuais com momentos de aprendizagem colaborativa intensa. Uma equipe, trabalhando em sinergia, atinge resultados melhores do que uma pessoa trabalhando individualmente. Para lidar com a grande quantidade de informação e a multiplicidade de domínios, as pessoas se tornam cada vez mais especializadas, com habilidades e conhecimentos distintos. Resolver um problema complexo muitas vezes requer uma combinação de habilidades que só é obtida em grupo, pois o grupo apresenta mais habilidades do que uma única pessoa. A colaboração é uma atividade coordenada e síncrona, resultado de uma tentativa contínua de construir e manter um entendimento compartilhado de um problema. A formação de grupo é o primeiro passo para projetar estratégias de aprendizagem colaborativa. Formar grupos de aprendizagem colaborativa sem critérios gera problemas como a participação desproporcional de indivíduos, desmotivação e resistência ao trabalho de grupo. Portanto, a partir dos contextos supracitados, esta pesquisa apresenta o HERMES, um sistema autônomo de apoio à formação otimizada de grupos em ambientes de aprendizagem colaborativa apoiada por computador. A pesquisa articula saberes da Psicologia Positiva, Educação e Computação. O sistema é desenvolvido em parceria com o Laboratório de Tecnologias Educacionais (LTE), do Curso de Engenharia da Computação, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e com o Laboratório de Aprendizagem Computacional, Métodos de Otimização e Robótica (LACMOR), do Departamento de Informática (DEINF), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O HERMES é concebido à luz da metodologia Prometheus, do framework JaCaMo, de Algoritmos Genéticos e Mineração de Dados. A partir dos achados, através das validações de instâncias do sistema, tem-se demonstrado a eficácia da ferramenta em direção à otimização de formação de grupos de alto desempenho para contextos de aprendizagem colaborativa.